CITROEN BX 19 GTi

Foi em 23 de Setembro de 1982 que o BX foi lançado!

Apesar de ser o primeiro modelo Citroen da era PSA, a marca manteve a tracção à frente, a suspensão hidropneumática e os quatro travões de disco com circuito de alta pressão, características de outros modelos de referência do “Double Chevron”.

Na altura do lançamento, estava disponível apenas a berlina com motorizações de 1400 cc e 1600 cc. Com o passar dos anos, foram surgindo as carroçarias “break” e “Enterprise”, motorizações com potencias até aos 160 cv e o famoso BX4TC surge em 1986 com o propósito de representar a marca no Mundial de Ralis.

O BX 19GTi dispõe do motor PSA 1900 cc com 125 cv alcançados às 5500 rpm, tem de binário máximo 170 Nm às 4500 rpm atinge os 198 km/h e faz 8,9s dos 0-100 km/h. Este motor também equipava os Peugeot 405 SRi.  

A unidade apresentada conta com cerca de 45000 km. Encontra-se em bom estado geral, tendo a mecânica sido toda revista, suspensão verificada com substituição da esfera central, interior em perfeito estado, equipamentos funcionais. Para ficar perfeito requer algumas correcções ao nível da pintura, para eliminar danos decorrentes da projecção de gravilha.

Está homologado, como viatura de interesse histórico, pelo Clube Português de Automóveis Antigos.