O Jaguar XJ é uma série de carros de luxo produzidos pela Jaguar Cars de 1968 a 2019. Foi produzido em cinco gerações de plataforma básica (estreando em 1968, 1986, 1994, 2003 e 2009). O modelo original foi a última berlina Jaguar a contar com a contribuição de Sir William Lyons, o fundador da empresa, e o modelo foi apresentado em inúmeros meios de comunicação e em aparições de alto nível.
Série 2 (1973–1979)
Série XJ II
A linha XJ recebeu uma reforma no outono de 1973 para o ano modelo de 1974, posteriormente conhecido como Série II; retrospectivamente, os carros anteriores foram chamados de Série I. O motor 4,2 L XJ6 de 6 cilindros em linha (mais popular no Reino Unido) e o 5,3 L V12 XJ12 continuaram com a adição de um 3,4 L . Os coupés Série II foram os últimos modelos Jaguar com contribuição direta de Sir William Lyons antes de sua retirada.
Inicialmente, a Série II foi oferecida com duas distâncias entre eixos, mas no Salão Automóvel de Londres de 1974 a Jaguar anunciou a retirada da versão com distância entre eixos padrão: todos os sedan subsequentes apresentavam 10 cm extras de comprimento no habitáculo, até então apresentados apenas no longo -modelo de distância entre eixos. A essa altura, faltavam apenas alguns meses para as primeiras entregas ao cliente do coupé de duas portas, que mantinha a distância entre eixos padrão mais curta.
Os carros da Série II são visualmente diferenciados de seus antecessores por para-choques dianteiros elevados para atender aos regulamentos de segurança em colisões dos EUA, que exigiam uma grelha menor, complementada por uma entrada adicional discreta diretamente abaixo do para-choques. O interior recebeu uma atualização substancial, incluindo sistemas simplificados de aquecimento e A/C para responder às críticas aos sistemas complexos e pouco eficazes da Série I.
Em abril de 1975, os modelos norte-americanos receberam um conjunto ligeiramente revisado de para-choques dianteiros que tinham protetores de borracha cobrindo todo o comprimento do para-choques com piscas embutidos em cada extremidade, e os carburadores Zenith-Stromberg dos carros com motor V12 foram substituídos pela injeção eletrônica de combustível Bosch-Lucas. Em 1978, os carburadores foram substituídos de forma semelhante por EFI no XJ6L de 4,2 L e 6 cilindros. Em maio de 1977, foi anunciado que a transmissão automática usada atrás do motor de 12 cilindros seria alterada para a transmissão Turbo-Hydramatic 400 de três velocidades da General Motors, no lugar da Borg-Warner de fabricação britânica usada até então.
A gama de modelos do Reino Unido de 1978 incluía o Jaguar XJ 3.4, XJ 4.2, XJ 5.3, Daimler Sovereign 4.2, Double-Six 5.3, Daimler Vanden Plas 4.2 e Double-Six Vanden Plas 5.3. Na Nova Zelândia, os kits desmontáveis da Série II foram montados localmente pela New Zealand Motor Corporation (NZMC) em sua fábrica em Nelson. No último ano de produção na Nova Zelândia (1978), foi produzido um modelo especial ‘SuperJag’ (XJ6-SLE) que apresentava bancos parcialmente em couro, teto de vinil, rodas de aço cromado e ar condicionado como padrão. Os modelos produzidos na Nova Zelândia apresentavam velocímetros em km/h, e os tapetes de vinil preto costurados nos tapetes na área dos pés dianteiros apresentavam o logotipo British Leyland.
Embora a produção mundial da Série II tenha terminado em 1979, vários foram produzidos na Cidade do Cabo, África do Sul, até 1981. Um total de 91.227 modelos da Série II foram produzidos, dos quais 14.226 foram equipados com o motor V12.
O carro que apresentamos foi entregue à consignação, para venda. Foi comprado novo em Portugal em Maio de 1974, é propriedade do 2º dono e rodou até hoje 99100 km. Encontra-se em perfeito estado de chapa, pintura e interior e será todo revisto antes da entrega.