O Kadett D foi lançado em meados de agosto de 1979. Em novembro de 1979, o Kadett foi colocado à venda no Reino Unido, cerca de cinco meses antes de o Vauxhall Astra Mark 1, a versão britânica, ser lançado em março de 1980. Os automóveis foram concebidos como hatchbacks de três ou cinco portas e carrinhas ou station wagon. Existiam também sedans (saloons) de duas e quatro portas com malas separadas, que partilhavam as silhuetas dos hatchback. Pela primeira vez desde 1965, não havia nenhum Kadett com carroçaria coupé na gama: o anterior Kadett C coupé foi indiretamente substituído pelo modelo desportivo 1.3 SR de três portas.
Tecnologicamente, o Kadett D fez parte de um grande investimento da Opel (e da General Motors como um todo) numa nova arquitectura de tracção dianteira, com uma família totalmente nova de motores e transmissões que mais tarde seria aplicada no maior Ascona C e no menor Corsa A em 1981 e 1982, respetivamente. Foi também a primeira aplicação do motor Família I, com árvore de cames à cabeça única, cabeça em liga de alumínio, tuchos de válvula hidráulicos, com capacidades de 1297 cc (produzindo 60 CV e 75 CV) e tinha um desenho de transmissão que permitia a embraiagem ser substituída sem remover a unidade de transmissão.
O nosso carro é de 1981, foi pintado recentemente e encontra-se em muito bom estado. Após o ter recebido, fiz a revisão mecânica e optei pela substituição da linha de escape. Estou a aguardar o agendamento da sua certificação como veículo de interesse histórico.