Mercedes-Benz 350 SLC

O Mercedes-Benz R107 e C107 são automóveis desportivos produzidos pela Mercedes-Benz de 1971 a 1989, sendo a segunda série produzida, durante maior espaço de tempo, pela marca alemã depois do Classe G. Foram vendidos sob os nomes dos modelos SL (R107) e SLC (C107) numa variedade de nomes indicando a cilindrada dos motores.

O antecessor W113 foi um sucesso notável na América do Norte, com 19.440 unidades (40%) do total de 48.912 unidades vendidas nos EUA. O R107 e o C107 estavam ainda mais focados no mercado americano, com motores especializados, designs de pára-choques, faróis e designs de gestão de emissões. O R107 e o C107 venderam 204.373 unidades nos EUA (68%) do total de 300.175 unidades vendidas).

Durante a sua produção, o SL foi o único roadster oferecido pela Mercedes-Benz. O C107/SLC era um automóvel de quatro lugares com um tejadilho fixo e um teto de abrir deslizante em aço opcional. Substituiu o W111 Coupé em 1971 e, por sua vez, foi substituído pelo C126 S-class coupé em 1981.

História do modelo

Mercedes-Benz 280SL 1977

O R107 e o C107 pegaram nos componentes do chassis do modelo Mercedes-Benz W114 de tamanho médio de 1968 e combinaram-nos inicialmente com os motores M116 e M117 V8 utilizados nas séries W108, W109 e W111. Os estilos de carroçaria do R107 e do C107 não mudaram materialmente desde a introdução em 1971 até ao fim da produção em 1981 (coupé) e 1989 (capota flexível), respetivamente.

Ripas da janela lateral traseira SLC

O derivado do SLC (C107) era um coupé com capota rígida de 2 portas, com uma distância entre eixos 36 cm (14,2 pol.) mais longa e bancos traseiros de tamanho normal. O SLC foi a primeira e única vez que a Mercedes-Benz baseou o seu coupé classe S numa plataforma SL roadster esticada, em vez da grande berlina classe S. O SLC substituiu o antigo coupé 280/300SE coupé na gama Mercedes, enquanto não existia uma versão de duas portas do W116. A execução do modelo SLC terminou em 1981, muito antes do SL. Foi substituído pelos consideravelmente maiores 380SEC e 500SEC, mais uma vez derivados da linha de classe S de 1980.

A produção em volume do primeiro automóvel R107, o 350SL, começou em abril de 1971 juntamente com o último dos automóveis W113; o 350SLC foi lançado em outubro. Os 350SL do início de 1971 são muito raros e estavam disponíveis com uma caixa automática opcional de acoplamento hidráulico de 4 velocidades.

Modelos e motores europeus

O C107 SLC teve uma carreira de sucesso nos ralis

O 350SL e o 350SLC para o mercado europeu utilizavam um motor V8 de 3,5 litros.

A partir de julho de 1974, tanto o SL como o SLC também puderam ser encomendados com um 2.8L de 6 cilindros em linha com injeção de combustível como 280SL e 280SLC.

Em setembro de 1977, o 450SLC 5.0 juntou-se à linha. Esta foi uma versão de homologação do grande coupé, com um novo V8 de cinco litros totalmente em alumínio, capô e tampa da bagageira em liga de alumínio, bem como um spoiler traseiro em borracha preta e um pequeno spoiler dianteiro. Estas alterações resultaram numa redução de peso de mais de 100kg quando comparado com o ‘antigo’ 450SLC. O ‘5.0’ foi construído em número limitado, apenas 2.769 foram concluídos entre 1977 e 1981. A velocidade máxima do ‘5.0’ foi cerca de 10 km/h mais rápida do que a do ‘4.5’, a cerca de 225 km/h . O 450SLC 5.0 foi produzido para homologar o SLC para o Campeonato Mundial de Ralis de 1978.

A partir de 1980, os modelos 350SLC, 450SLC e 450SLC 5.0 (como o 350SL e 450SL) foram descontinuados em 1980 com a introdução do 380SLC e 500SLC em março de 1980. Ao mesmo tempo, os automóveis receberam uma renovação muito suave; a arma de fogo automática de 3 velocidades foi substituída por uma unidade de quatro velocidades, regressando ao ponto onde o R107 começou em 1971 com a arma de fogo automática de 4 velocidades 350SL (3,5lt) opcional.

O 280SLC, 380SLC e 500SLC foram descontinuados em 1981 com a introdução dos coupés 380SEC e 500SEC da série W126. Um total de 62.888 SLC foram fabricados num período de dez anos, dos quais apenas 1.636 eram o 450SLC-5.0 e 1.133 eram o 500SLC. Ambos os modelos são procurados por colecionadores atualmente. Com exceção do R171 SLK 55 AMG Black Series e do SL65 AMG Black Series, o SLC continua a ser o único Mercedes-Benz coupé de tejadilho fixo baseado num roadster em vez de uma berlina.

A unidade apresentada trata-se  de uma viatura entregue à consignação para venda, matriculada em França em 1973, importada em 1981 e submetida a um profundo e cuidado restauro de carroçaria e mecânica.