Austin Ten 1947

Apesar da eclosão da Segunda Guerra Mundial, a produção do Ten continuou em grande número; não havia carrinhas, mas havia uma pick-up. Ao todo, durante a guerra, 53.000 das berlinas e utilitários – pick-up e furgões – os dois últimos conhecidos não oficialmente como “Tillys”foram fabricados.
Com a paz em 1945, uma mudança foi feita imediatamente para a produção civil, mas por causa da crise financeira do pós-guerra, os carros foram quase todos exportados, com o primeiro chegando aos Estados Unidos em julho de 1945. Em setembro de 1945, os primeiros carros de passageiros produzidos após O fim da Segunda Guerra Mundial para chegar à Suíça foram dois Austin Tens exportados da Inglaterra.
O carro continuou em produção em forma de berlina apenas até outubro de 1947 para ser substituído pelo A40. A van também reapareceu no pós-guerra com um motor ligeiramente maior de 1237 cc.
Esta nossa unidade é de 1947 e foi registada em Portugal em 1970. Tem volante à direita, particularidade que ajudou a decidir pela sua compra. Soubemos pelo anterior proprietário que sofreu um restauro profundo há cerca de doze a quinze anos e desde aí, rolou o suficiente para manter o seu optimo estado de funcionamento.
Quando veio para o Porto revimos todo o sistema de alimentação, verificámos o sistema de travagem, foi efectuda uma revisão ao motor e eliminadas as pequenas fugas de fluídos que, fruto da idade avançada, apresentava. A nível cosmético, restaurámos o volante, substituímos as chapas de matrícula e substituímos os farolins traseiros pelos que equipavam os AUSTIN TEN na época.