BMW 323i (E21)

A primeira geração da série 3 (E21) da BMW surgiu, em 1975, para substituir a série 02. Inicialmente só estava disponível na carroçaria de 2 portas e, posteriormente, passou a estar disponível (não para Portugal) a versão convertível BAUR.

Os motores de lançamento foram todos de 4 cilindros com 1600, 1800 e 2000 cc alimentados por carburador e, no final de 1975, surge o 3.20i com 2000 cc alimentado por injecção.  

Em 1977, os anteriores 3.20 e 3.20i desaparecem e dão lugar ao motor de seis cilindros e 2000 cc com carburador. Em 1978, a série 3 recebe o primeiro motor de injecção e seis cilindros – o 3.23i. No E21 não houve motorizações de superior cilindrada ou potência.

O 3.23i tem 2315 cc, atinge a potência máxima de 143cv às 5800 rpm, chega ao Binário Máximo (190 Nm) às 4500 rpm, acelera dos 0-100 km/h em 8,7s e tem como velocidade máxima 190 km/h.

A unidade apresentada marca cerca de 222000 km percorridos está em bom estado geral, a mecânica foi revista na rede de assistência da marca, o selector da caixa de velocidades já apresentava folgas e foi substituído, o sistema de injecção foi todo revisto com troca de algumas peças, foi corrigida a pintura e eliminados os poucos pontos de ferrugem qua apresentava (junto ao tecto de abrir). Dada a idade da viatura, são evidentes alguns danos decorrentes da utilização.

Foi submetido à apreciação do Clube Português de Automóveis Antigos e homologado como viatura de interesse histórico.