O Giulietta (Tipo 116) é uma pequena berlina fabricada entre 1977 e 1985 pela Alfa Romeo. O modelo foi lançado em novembro de 1977 e recebeu o nome do Giulietta original de 1954 a 1965. , era um novo design baseado no chassis Alfa Romeo Alfetta (incluindo a transmissão montada na traseira). O Giulietta passou por duas reformas, a primeira em 1981 e a segunda em 1983. Todos os Giuliettas usavam transmissões manuais de 5 velocidades.
Embora fosse uma carroceria convencional de três volumes, destacava-se dos restantes pelo perfil em cunha e traseira elevada, onde havia uma bagageira curta e um pequeno spoiler aerodinâmico, integrado na carroceria.
Primeira série
O Giulietta foi lançado em novembro de 1977. Dois modelos estavam disponíveis:
Giulietta 1.3, com motor oversquare de 95 cv (70 kW) 1357 cc, e Giulietta 1.6, com motor 109 cv (80 kW) 1570 cc, ambos Alfa Romeo Twin Cam quatro em linha alimentados por dois carburadores de duplo corpo.
Em abril de 1979, pouco menos de dois anos depois, o Giulietta 1.8 com motor de 122 cv (90 kW) 1779 cc foi adicionado, e em maio do ano seguinte o Giulietta Super com motor de 2 litros (1962 cc, 130 PS ou 96 kW) apareceu. O Giulietta era incomum porque o velocímetro girava no sentido anti-horário, encontrando a agulha do velocímetro na parte superior, em vez do movimento normal no sentido horário.
O nosso Giulietta 1.6 foi vendido novo pala MOCAR e matriculado em Julho de 1979.
Tem o registo das manutenções efectuadas na marca e apenas rolou cerca de 55000 km. Mantem o seu interior original intacto. A carroçaria, fruto do pouco uso e de ter sido bem cuidado, não apresenta qualquer dano ou vestígios de corrosão. Não fossem pequenas beliscaduras que foram corrigidas a pincel, teria a pintura original em excelente estado.