Fiat Topolino 500C Belvedere

O Fiat 500, vulgarmente conhecido como “Topolino”, é um modelo de automóvel fabricado pela Fiat de 1936 a 1955. O nome “Topolino” significa literalmente “ratinho” em italiano, mas é também o nome italiano para o Mickey Mouse.

História

O Topolino foi um dos carros mais pequenos do mundo, no momento da sua produção. Lançado em 1937, três modelos foram produzidos até 1955, todos com ligeiras alterações mecânicas e cosméticas. Foi equipado com um bloco de quatro cilindros, com válvulas laterais, com motor refrigerado a água montado na frente do eixo dianteiro, 569 cc e por isso foi um carro produzido e vendido em grande escala, sendo alternativa frequente a um Cyclecar. O radiador foi instalado a trás do motor que tornou possível um perfil mais aerodinâmico. Na altura, os concorrentes utilizavam, uma grelha frontal quase vertical e plana. A forma da frente do carro permitiu a visibilidade para a frente excepcional.

Inicialmente equipados com molas elípticas na suspensão traseira, essa solução foi abandonada porque os utilizadores exageravam na capacidade de carga do pequeno carro que fora projectado para transportar apenas duas pessoas. Em modelos posteriores, optaram por alterar o chassis de forma a permitir a utilização de molas mais robustas semielípticas.

Com potência de cerca de 13 cv, a sua velocidade máxima era de cerca de 85 km / h, e poderia atingir cerca de 6,00 L / 100 km. O preço recomendado quando o carro foi planeado era de 5.000 liras. Posteriormente, na década de 1930 o Topolino foi vendido por cerca de 8.900 liras. Apesar de ser mais caro do que inicialmente previsto, o Topolino teve sempre preços competitivos. Quase 520 mil foram vendidos.

A nossa Belvedere é de 1954, foi importada da Holanda há cerca de dois anos e meio  e submetida a um restauro profundo sem poupar nos custos. Temos, para consulta, o dossier com fotos detalhadas de todas as fases de recuperação da viatura. Dificilmente, encontrará alguma FIAT 500C Topolino Belvedere em melhor estado que a nossa.

Foi registada em Portugal, com matrícula da época e está a aguardar a respectiva certificação de Viatura de Interesse Histórico pelo Clube Português de Automóveis Antigos.