Mercedes-Benz 230E

O W124 era um veículo da gama média da Mercedes-Benz que entrou em projecto no outono de 1976 sob o desenvolvimento de Hans Scherenberg. Em abril de 1978, foram tomadas decisões para baseá-lo no modelo Mercedes-Benz W201. Durante o inverno de 1980-1981, o design exterior final do W124 foi concluído, escolhido como proposta principal pelo diretor de design Bruno Sacco e aprovado pelo conselho de administração no início de 1981. Em meados de 1982, os primeiros protótipos refletindo projeto de produção, foram montados e enviados para testes. Em março de 1984, a produção piloto começou e o desenvolvimento da berlina foi concluído.

Grande parte da engenharia do W124 e muitos de seus recursos eram tecnologia automóvel avançada à data do seu lançamento, incorporando inovações que foram adoptadas em toda a indústria. Tinha um dos menores coeficientes de penetração (Cx) de qualquer veículo da época (0,28 para o modelo 200/200D para o mercado europeu com pneus 185/65 R15) devido à sua carroceria aerodinâmica, que incluía blindagem para agilizar o fluxo de ar sob o carro, reduzindo o consumo de combustível e o ruído do vento. Possuía uma única escova de limpa pára-brisas que possuía um mecanismo excêntrico na sua base que estendia o alcance do limpador até os cantos superiores do pára-brisas (mais do que se tivesse percorrido um simples arco). As berlinas, tal como os coupés e descapotáveis, tinham apoios de cabeça traseiros opcionais que podiam ser rebatidos remotamente para melhorar a visibilidade traseira quando necessário.

O nosso Mercedes-Benz W124 trata-se de um 230-E que foi matriculado em Portugal pela primeira vez em 1987, está na posse do segundo proprietário desde 1991 tendo sido carro de uso diário durante cinco anos. Em 1996, passou a ser carro de uso esporádico e há cerca de cinco anos foi pintado de novo. À data de hoje tem cerca de 150000 quilómetros e foi sempre carro de garagem, apresenta-se com excelente estado de chapa e pintura e encontra-se em muito bom estado geral. No valor da venda, está considerada a revisão antes da entrega, o recondicionamento e higienização do interior e a aplicação de um rádio Mercedes-Benz da época.