FIAT 127 900C

Lançado em 1971, conseguiu o título de “Carro do Ano de 1972”. O 127 teve como missão principal conquistar uma boa franja do mercado, que pertencia há muito, ao Austin/Morris Mini.
Inicialmemte era proposto com duas motorizações: uma de 900cc de cilindrada e outra de 1050cc de cilindrada. De início, foi apenas produzido numa versão de 2 portas, em que a tampa da bagageira não incorporava o vidro traseiro, sendo apresentada ao público a versão de 3 portas em 1972.
Em 1975 foi o carro mais vendido na Europa, batendo assim os seus concorrentes, como por exemplo Volkswagen Polo, Renault 5 e até mesmo os mais populares Volkswagen Carocha e Citroën 2CV.
Em 1977, surge o primeiro restyling tornando o 127 mais moderno e redondo, abandonando os antigos apontamentos cromados e adquirindo um ar bastante mais jovem e próximo dos concorrentes de então.
O Fiat 127 foi também produzido pela espanhola Seat a partir de 1972 com a designação de Seat 127, sendo este exactamente igual ao seu irmão Fiat, nas versões de 2 e 3 portas, às quais foram acrescentadas duas novas versões de 4 e 5 portas, em que a única diferença, para além das portas adicionais, era o portão do porta bagagens.
A unidade por nós apresentada encontra-se em excelente estado, mantem o seu aspecto original, foi adquirido novo no concessionário FIAT do Minho (Stand Anhas) e dispõe de toda a documentação referente à compra e manutenção. Ainda não percorreu 75000 quilómetros.
Tem a manutenção, recentemente, realizada, pneus substituídos há pouco tempo e foi apresentado ao Clube Português de Automóveis Antigos para obter a respetiva certificação como viatura de interesse histórico.